Desisti de franquias

Quando falamos sobre negócios e empreededorismo, é muito difícil não pensar em uma franquia como opção de investimento. É muito mais fácil começar com um modelo testado do que algo totalmente novo, certo? Depende. Se for, por exemplo, a franquia de um Mc Donald’s, realmente é muito difícil fracassar (apesar de haver sim pessoas que conseguiram falir uma loja) porque a marca é muito forte.

Porém, conversando com uma franqueadora, percebi que muitas dessas franquias de baixo custo que aparentam ser um ótimo investimento, na verdade, são verdadeiros micos criados apenas para o dono ganhar dinheiro por meio de taxas. O mínimo que se espera é um treinamento decente, suporte e condições do franqueado obter sucesso no negócio. Infelizmente, muitos sequer recebem um suporte adequado e o grande treinamento é de 2~3 dias onde aprendem de maneira superficial o negócio.

Aí não tem jeito, as chances de quebrar e perder o investimento aumentam bastante e nem sempre é culpa do empreendedor. Por isso, fique muito atento e obtenha o maior número de informações possíveis antes de entrar em uma franquia. Muitas vezes, aquilo que parece um conto de fadas pode se transformar em um pesadelo que não termina.

Fica a dica aos novos empreendedores!